saudom

Como encontrar um bom fisioterapeuta em Portugal

Pelo menos como evitar um mau fisioterapeuta. Um daqueles que depois do tratamento, que foi corretamente prescrito, e se sai de lá pior.
saudom

Como procurar fisioterapeutas em Portugal

Antes de escolher o fisioterapeuta, tenha a noção de quantos existem em Portugal. A profissão de fisioterapeuta é regulada pela Ordem dos Fisioterapeutas.

Os fisioterapeutas detentores de inscrição em vigor na Ordem dos Fisioterapeutas são os únicos que podem praticar o ato do fisioterapeuta.

Atualmente (outubro de 2024) existem 12 813 fisioterapeutas em Portugal. Para o leitor é relevante saber quantos fisioterapeutas existem na sua área:

Número de Fisioterapeutas por Distrito da Actividade Profissional
Número de Fisioterapeutas por Distrito da Actividade Profissional

Como pode verificar, quem vive na Ilha da Graciosa, poderá ter apenas um Fisioterapeuta disponível, mas no distrito de Lisboa, existem quase 3.000 fisioterapeutas.

Mas como um fisioterapeuta de Lisboa, provavelmente, não irá à Lourinhã, e vice-versa, impõe-se saber quantos Fisioterapeutas existem no seu concelho.

Para saber quantos fisioterapeutas existem perto de si, visite este link: https://ordemdosfisioterapeutas.pt/pt/encontre-um-fisioterapeuta/, e com as nossas instruções, irá conseguir saber quantos fisioterapeutas tem no seu concelho:

Aqui no exemplo, que fizemos com o concelho de Lisboa, existem entre 1200 e 1300 fisioterapeutas.

Esta lista, da ordem dos fisioterapeutas, também serve para aferir se o seu fisioterapeuta está inscrito na ordem, e assim poder exercer os atos de fisioterapia.

Procurar através da Google

Para pesquisar, é normal fazer uma pesquisa na Google. Aqui neste exemplo já consegue obter uma indicação de como escolher um Fisioterapeuta.

Se existirem muitas revisões, quer dizer que tem muitos serviços, mais experiência. Se a média for acima de 4,5 estrelas, é uma indicação que é bom.

Contudo, isso pode não ser suficiente ao existirem formas de comprar revisões, para destacar o negócio. Neste caso é recomendável ir ao detalhe das revisões, verificar se quem revê é autêntico, se fez mais revisões, se faz comentários, se tem tido revisões atuais.

Podem existir muitos mais fisioterapeutas fora da Google

É possível que muitos fisioterapeutas, clínicas de fisioterapia não constem na Google. Se existem 1300 fisioterapeutas no concelho de Lisboa, o mapa acima deveria ter mais pontinhos. Fica-se com a impressão de faltam mais de 75% das clínicas.

Isso acontece porque:

  • A fisioterapia não é o principal negócio da entidade, por exemplo, num Hospital público ou privado, e por isso não aparece na Google;
  • O fisioterapeuta ou a entidade coletiva, pode ter apenas uma relação com seguros, ou parceiros, e a sua entidade não ter sido identificada pela Google;
  • Fisioterapia ao domicílio.

Vejamos um exemplo de pesquisa de fisioterapeuta num seguro, aqui no portal da Médis, onde são listadas 133 entidades onde se pode fazer tratamento de fisioterapia:

PROCURAR FISIOTERAPEUTAS ATRAVÉS DE UM SEGURO

Portanto, para procurar o fisioterapeuta será recomendável procurar de acordo com o seu sistema de saúde: seguros, ADSE, SNS, plano de saúde.

Como obter fisioterapia através do SNS

Pode conseguir tratamentos de fisioterapia através do SNS, se escolher uma clínica ou entidade de fisioterapia com acordo com SNS:

  1. O primeiro passo será obter uma referenciação do seu Médico de Família para uma Consulta Inicial de Medicina Física e de Reabilitação.
  2. Com este documento na sua posse, poderá contactar a clínica de fisioterapia com acordo SNS para agendar a sua primeira consulta com um Médico Especialista em Fisiatria.
  3. Durante esta consulta, o médico irá realizar uma avaliação completa e desenvolver um programa terapêutico personalizado, definindo os tratamentos específicos e o número de sessões necessárias.
  4. Após a consulta, dirija-se à receção para proceder ao agendamento das sessões de tratamento recomendadas. Habitualmente, será também marcada uma consulta final de reavaliação.
  5. Na última consulta, o Médico Fisiatra fará um balanço do seu progresso e dos resultados obtidos com o tratamento realizado.

Como procurar fisioterapeutas em Portugal

Uma das formas de acertar no fisioterapeuta certo, é escolher de acordo com a especialidade de fisioterapia. O normal é a fisioterapia ortopédica, que trata problemas musculoesqueléticos; lesões articulares, musculares e ósseas; reabilitação pós-cirúrgica. Mas existem mais especialidades da fisioterapia:

  1. Fisioterapia neurológica
  • Atende pacientes com doenças neurológicas
  • AVC, Parkinson, Esclerose múltipla
  • Lesões medulares e cerebrais
  1. Fisioterapia respiratória
  • Foco em doenças pulmonares
  • Asma, bronquite, DPOC
  • Reabilitação pós-COVID
  1. Fisioterapia desportiva
  • Prevenção e tratamento de lesões desportivas
  • Melhora do desempenho atlético
  • Reabilitação pós-lesão
  1. Fisioterapia pediátrica
  • Atendimento específico para crianças
  • Atrasos no desenvolvimento
  • Malformações congénitas
  1. Fisioterapia geriátrica
  • Especializada em idosos
  • Prevenção de quedas
  • Manutenção da mobilidade
  1. Fisioterapia derma-funcional
  • Tratamentos estéticos
  • Drenagem linfática
  • Cicatrizes e queimaduras
  1. Fisioterapia do trabalho
  • Ergonomia
  • Prevenção de lesões ocupacionais
  • Reabilitação profissional
  1. Fisioterapia cardiovascular
  • Reabilitação cardíaca
  • Pós-cirurgia cardíaca
  • Condicionamento cardiovascular
  1. Fisioterapia em saúde da mulher
  • Obstetrícia
  • Ginecologia
  • Cuidados pré e pós-parto

 

Com estas especializações, deve ser melhor escolher a entidade prestadora de fisioterapia mais adequada. Por exemplo, no mesmo tratamento, a fisioterapia geriátrica é mais indicada para um idoso, e a fisioterapia pediátrica para uma criança.

Esta é uma das formas de escolher um fisioterapeuta mais adequado.

Escolher um fisioterapeuta desportivo

No âmbito do desporto é normal, escolher um fisioterapeuta com maior experiência em determinados desportos. Um jogador de hóquei em patins, é diferente de um jogador de futebol.

Alguns fisioterapeutas acompanham equipas de alta competição, e por isso têm uma maior noção do que se passa no âmbito da atividade desportiva.

A culpa do mau resultado dos tratamentos nem sempre é do Fisioterapeuta

Imagine que o médico prescreve um tratamento incorreto, naturalmente o fisioterapeuta irá efetuar os tratamentos de acordo com a prescrição. A identificação do problema é da responsabilidade do médico.

No caso de uma prescrição incorreta, e o paciente não melhorar, piorar ou até surgirem problemas adicionais, é normalmente o fisioterapeuta poderá ficar mal visto.

Quando o paciente é sujeito a uma análise inicial por parte de um médico da clínica de fisioterapia, existe uma maior garantia de que os tratamentos serão mais adequados. Existe uma filtragem de prescrições incorretas.

 

O que o fisioterapeuta deve fazer para minimizar os efeitos de uma má prescrição

A equipa de fisioterapia consegue avaliar quem passa prescrições mais corretas e prescrições menos corretas.

  • Uma prescrição de um psiquiatra (impossível), poderá levantar questões à equipa de fisioterapeutas acerca da sua capacidade de efetuar uma prescrição correta.
  • Os acessos aos relatórios de imagiologia e exames podem ajudar a graduar a intensidade do tratamento.

Porque não ter uma consulta com um médico especializado em Medicina Física e de Reabilitação?

A Medicina Física e de Reabilitação é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico, terapêutica e estruturação da reabilitação de doenças incapacitantes e patologias associadas que afetam o sistema músculo-esquelético e nervoso, nomeadamente ossos, músculos, tendões e articulações, tanto em adultos como em crianças. Esta área médica visa a recuperação funcional e o restabelecimento da autonomia dos doentes, por meio de um conjunto de técnicas e tratamentos especializados.

Se este médico especialista, comunicar com a equipa de fisioterapia. Tanto o médico como o fisioterapeuta, acompanham a evolução do tratamento. Normalmente isso é feito na mesma clínica de fisioterapia.

Aqui será uma entidade corresponsável pelo sucesso ou insucesso dos tratamentos, e não duas entidades separadas e que podem passar a culpa reciprocamente. Este tipo de relação assegura maior sucesso nos tratamentos de fisioterapia.

Afinal quem são os melhores fisioterapeutas

Não existe um campeonato de fisioterapeutas, nem é possível a mesma pessoa fazer o tratamento em vários fisioterapeutas, e assim comparar, tal como se pode fazer nos restaurantes.

Tão pouco quando os médicos recomendam um fisioterapeuta, podem estar a recomendar a um amigo, ou à entidade onde trabalham, e por isso o juízo de valor cabe a cada paciente. É uma indicação.

O mais recomendável é escolher o fisioterapeuta com quem o médico trabalha. Existe uma responsabilização partilhada, e isso faz com que a qualidade dos serviços melhore.

Indicadores do que é ser um bom fisioterapeuta

Alguns destes indicadores são difíceis de ter conhecimento. Apenas as Clínicas com recrutamento exigente irão confirmar estes indicadores. Naturalmente, seria bom para essas clínicas exporem a qualidade dos seus fisioterapeutas. Por exemplo, publicarem uma opinião acerca de um artigo científico, mostrar fotografias do fisioterapeuta num seminário.

Quanto mais qualificação, melhor preparado

Existe cerca de 10% de fisioterapeutas doutorados, o que lhes confere um grau de conhecimento numa área muito específica. A seguir existem os fisioterapeutas mestrados, que tiveram alguma especialização, estes são cerca de 46% dos fisioterapeutas. Os licenciados, são 44% dos fisioterapeutas.

Num outro nível, podem existir universidades mais exigentes que outras.

A formação continua é importante

Um bom fisioterapeuta interessa-se pelo Repositório Científico da própria ordem, participa em colóquios e seminários relacionados com a sua atividade. Não existe a prática de demonstrar essa atividade. Normalmente, encontra-se em grupos de discussões (Facebook, Quora, …) ou consta no perfil do LinkedIn.

Estão bem preparados para refutar os ditos gurus, que inventam disparates para conseguirem mais clientela.

Estabelecem expetativas realistas

Muitos pacientes são informados de que a fisioterapia será um processo rápido, simples e fácil, e ficarão melhores em algumas semanas, quando, na verdade, têm uma condição crónica complexa e dolorosa há anos. Ou, pelo contrário, são informados do oposto – que a fisioterapia não os ajudará em algo que ela pode facilmente ajudar!

Novamente, os maus fisioterapeutas não se importam, mas os bons dedicarão tempo e energia extra tentando gerir estas expetativas irrealistas e mal informadas, o que é frequentemente uma tarefa difícil, demorada e ingrata.

Os bons fisioterapeutas são dedicados

Alguns fisioterapeutas trabalham muitas horas consecutivamente, atendendo pacientes consecutivamente, dando a cada um deles toda a sua atenção, cuidado e compaixão, com pouco tempo para colocar a documentação em dia. Os bons fisioterapeutas também usam o pouco tempo livre precioso que têm para buscar mais conhecimento e desenvolver ainda mais as suas competências, lendo livros, artigos científicos e frequentando cursos de pós-graduação aos fins de semana.

Têm uma boa comunidade de apoio

A comunidade de apoio começa logo no estágio. Em qualquer profissão quando o mestre não partilha a sua experiência e apenas serve de controle, pouco se aprendeu. O aprendiz levará mais tempo a ser bom.

Quando a clínica promove a prática da partilha, com reuniões diárias, dos tratamentos praticados no dia a dia, todo o corpo de fisioterapeutas irá melhorar continuamente os seus tratamentos.

Um bom fisioterapeuta procura conectar-se com outros profissionais, estão em grupos sociais, têm contactos em que podem suportar alguma dúvida que tenham, ou podem ajudar outros colegas.

Partilhe este artigo:

Como encontrar um bom fisioterapeuta em Portugal

Mais artigos

Subscreva